quinta-feira, novembro 30, 2006

O Milagre de Fátima


Fátima Felgueiras é acusada de mais 14 crimes. Desta vez no âmbito das relações entre o Município e o Futebol Clube de Felgueiras. Um crime de abuso de poder, nove crimes de participação económica em negócio e quatro crimes de desvio de subsídio.

De relembrar que Fátima Felgueiras vai a julgamento pelos 23 crimes de que é acusada pelo Tribunal de Instrução, no chamado processo do “saco azul”.

A história repete-se, antigamente multiplicavam-se pães e peixes, que mais jeito dava dada a crise que se instalou, hoje multiplicam-se crimes...

Não gosto de fazer previsões futuras, até porque nem acredito nessas coisas do oculto, mas a avaliar pela acção da justiça portuguesa nestes casos, esta senhora ainda será considerada uma vítima na história e novamente eleita à CM de Felgueiras pelo povo, que a aclama como “Santa”.
Cartoon daqui

terça-feira, novembro 28, 2006


Hoje lia-se: Bush reconhece o trabalho das tropas portuguesas no Iraque ao afirmar que "lutaram com valentia e infligiram muitas baixas ao inimigo". Nuno Severiano Teixeira, Ministro da Defesa disse que "Portugal fica sensibilizado com isso", e acrescentou que "é importante que, do ponto de vista internacional, seja reconhecido o esforço feito pelas forças portuguesas". Mas a que Portugal se referia o Ministro?! sensibilzado com o quê, com o reconhecimento pelas muitas baixas que os portugueses infligiram no inimigo?! Serei só eu ou está mesmo tudo doido?!
Foto "Le Temps" (Geneva)

sábado, novembro 25, 2006

Adeus Monsieur Noiret!


Ainda que com 2 dias de atraso, aqui fica a homenagem a Philippe Noiret, um dos maiores actores de sempre!

Notícia TF1

quarta-feira, novembro 22, 2006

CNAVES com avaliação negativa

Hoje ouvia-se na Rádio Renascença: “Foi inconsequente a avaliação feita ao Ensino Superior nos últimos dez anos. Esta é a maior crítica feita pela Agência Europeia para a Garantia da Qualidade do Ensino Superior.
A Agência fala ainda em independência limitada, ineficiência operacional e falta de consequência nas avaliações.
Ao longo dos últimos dez anos coube ao Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior (CNAVES) fazer a apreciação de mais de 1500 cursos de instituições públicas e privadas. O resultado foi um sem número de relatórios inconclusivos e sem quaisquer consequências.
Assim sendo, nenhum Governo fez uso das sanções previstas como a redução ou suspensão do financiamento público no caso de avaliações negativas ou do não cumprimento de determinadas recomendações.
Para além disso, nem sequer houve consequências para as instituições que se recusaram a submeter os seus cursos à avaliação do CNAVES.”

domingo, novembro 19, 2006

A BMX ou a Pasteleira?!?!



O grupo municipal de "Os Verdes" vai propor à Câmara de Lisboa que instale parqueamentos para bicicletas na entrada de serviços públicos, bibliotecas, escolas, jardins e pistas cicláveis, a fim de incentivar o uso deste meio de transporte” (in Lusa). Até poderia ser uma boa medida tendo em conta o número de carros que circulam durante os dias úteis. O problema, a meu ver, é que não são os habitantes de Lisboa que mais andam com os carros na cidade. Se querem um bom cons(c)elho façam as ciclovias junto à IC 19, ponte 25 de Abril, 2ª Circular, final da A1, A5, e por aí fora… Eu por cá, pelo sim pelo não, irei à arrecadação tirar o pó e a ferrugem às minhas bicicletas e voltar a treinar, ainda que digam que quando se aprende é para o resto da vida!...

sábado, novembro 18, 2006

País de “atrasados”…


É que se alguém ainda tinha dúvidas quanto a Portugal ser um país de gente atrasada, a Ad Capita Executive Search apresentou um estudo para a AESE - Escola de Direcção e Negócios - que confirma isso mesmo. Quase unanimidade em relação à falta de pontualidade dos portugueses só tem paralelo na percentagem que diz que o incumprimento de prazos prejudica o negócio; para mais de metade este prejuízo acontece "habitualmente" ou "sempre".

Clive Bennett, da Ad Capita, que apresentou ontem, sexta-feira, o estudo, afirma que, em Portugal, "a maioria das organizações está-se nas tintas para a gestão eficiente de reuniões" e que "o incumprimento é desastroso. Mas ainda é culturalmente aceite justificar atrasos e incumprimentos com desculpas".
Mas será que era necessário encomendar um estudo para chegar a esta conclusão?!?!

quinta-feira, novembro 16, 2006

Se pensavam que tinha acabado, ora aí está...


Hoje na TVI “O Governo vai acabar com o desconto na assinatura telefónica para reformados e pensionistas com rendimentos inferiores ao salário mínimo. Mas, o ministro das Finanças assegura que o apoio não vai acabar definitivamente. Teixeira dos Santos garante que o benefício será dado de outras formas”. (só foi pena não ter explicado quais)
Dos 25 países da União Europeia (UE), Portugal aparece em quarto lugar na percentagem de idosos que vive na pobreza. 29% da população com mais de 65 anos está no limiar da pobreza, com um rendimento inferior a 60% do rendimento médio. Feitas as contas, são cerca de 260 euros. (Os dados são fornecidos pelo estudo "Poverty of Elderly People in EU25", financiado pela Comissão Europeia e elaborado por Asghar Zaidi, do European Centre for Social Welfare Policy and Research)
Que mais é que esta gente se irá lembrar?!?!?!

terça-feira, novembro 14, 2006

A ambição de Sócrates não passa pelo "Público"


Sócrates anunciou este fim-de-semana no Congresso Geral do PS que tem a ambição de aumentar o Salário Mínimo Nacional para o usar como “um instrumento de combate à pobreza e de redução das desigualdades". Os valores reais só serão conhecidos no dia 20 de Novembro, próxima segunda-feira. No entanto, na sua “ambição” esqueceu-se dos que recebem o Salário Mínimo na Função Pública. Para os que não sabem, os valores não são os mesmos que os do privado. Em 2006 - FP - 321,92 euros e o SMN - 385,90 euros. Senhor Primeiro-Ministro, coloque lá os parâmetros da sua ambição mais elevados!

domingo, novembro 12, 2006

Greve na FP


Como Funcionária Pública e cidadã há algumas coisas que sempre me irritaram. Uma delas é sem dúvida a sucessão de Greves na FP… Trabalho há 11 anos e não vos sei dizer quantas greves foram convocadas pelos sindicatos por esta ou aquela medida governamental. Mas uma coisa vos sei dizer, não me recordo de uma medida conseguida através das Greves neste período. Penso que a Greve é uma reacção positiva e poderia ser eficaz se os sindicatos portugueses fossem bem organizados. Mas não. Essa cambada de chupista só serve para elaborar boletins reaccionários, e maus. Uma das frases usadas pela Frente Comum, p.e., era exactamente “Quem trabalha tem direito a ser tratado com dignidade!”. Mas é que é isso mesmo, e a começar por vocês… reduzam lá o número de efectivos que vivem à conta das quotas sindicais. Descontamos para nós. Criem Fundos de Greve para podermos ter finalmente uma luta efectiva e eficaz. Objectivos destes não se conseguem com Greves de um dia, pelo contrário, o Governo deve aplaudir a isso porque guarda uma série de milhares de Euros nos cofres do Estado. Convençamo-nos que só se terá uma luta ganha quando paralisarmos o país por tempo indeterminado, mas isso só acontecerá se os FP tiverem fundos de garantia. Só assim se poderá combater a arrogância com que estes tipos têm vindo a “governar” o país.

sexta-feira, novembro 10, 2006

Gravuras de Picasso em Cascais

Sessenta gravuras da Suite 60 - El Contemplador Activo, de Pablo Picasso, vão estar expostas pela primeira vez em Portugal, no Centro Cultural de Cascais.
A mostra abre ao público sábado e vai estar exposta até 07 de Janeiro. Com entrada livre, a exposição pode ser visitada de terça- feira a domingo entre as 10:00 e as 18:00.

quinta-feira, novembro 09, 2006

É para isto que votamos?!

Mais um orçamento de Estado aprovado com inúmeras injustiças sociais em prol da diminuição do défice público. O deputado Manuel Alegre, ex-candidato à Presidência da República, votou a favor por orientação partidária, mas afirmou que discorda, entre muitas outras coisas, «com a desigual distribuição de sacrifícios que são pedidos aos portugueses, que recaem sobre os mesmos de sempre, nomeadamente os pensionistas e os funcionários públicos, que vêm o seu poder de compra diminuir pelo sétimo ano consecutivo». O discurso foi bom, quase comovente, mas não lhe ficou bem Senhor Deputado e ex-candidato à Presidência da República. Já anda nesta vida há tempo suficiente para saber que não foi eleito para defender a posição de este ou daquele partido, mas de um país inteiro, nem que para isso tenha de ir contra a maioria partidária.
Depois admiram-se (dizem eles!) com os níveis cada vez mais elevados de abstenção eleitoral. São atitudes destas que nos levam de facto a pensar mas afinal para que votamos nós em Deputados para a Assembleia da República se os interesses subjacentes são os dos Partidos e não os dos cidadãos?!

terça-feira, novembro 07, 2006

Portugal corrompido


Os resultados da Transparency International, quanto ao ranking da corrupção, foram ontem revelados. Portugal mantém o 26º lugar no índice de corrupção mundial. É razão mais que suficiente para nos sentirmos, uma vez mais, tristes e envergonhados, dado que este número reflecte em si mesmo um sistema de educação precário, uma justiça incompetente, um sistema fiscal ineficiente, uma classe política oportunista, uma imagem decadente, uma pobreza galopante e toda uma população sacrificada.