O início
Como todos saberão, a origem da república está na Roma clássica. A palavra república vem do latim Res publica e quer dizer "coisa pública". O dicionário define como negócios públicos; regime em que se tem em vista o interesse geral de todos os cidadãos e em que o Chefe de Estado é eleito, exercendo um mandato temporário; esc., conjunto de estudantes que vivem em comum; depreciativo, fig., anarquia; agremiação sem chefe e sem disciplina. Ora, no universo da Coisa Pública Portuguesa constatamos que muitas vezes estes conceitos se confundem, ou seja, ainda que o Chefe de Estado seja eleito não consegue manter a disciplina, os negócios públicos são controlados por privados, há serviços do regime cuja existência visa o interesse do cidadão mas, no fundo, mais parece um conjunto de estudantes que cantando e rindo lá vão secando o erário público à custa da anarquia que se vive nas instituições, e por aí fora… Não pense já o leitor (se o houver) que este blog pretende ser uma crítica à Coisa Pública Portuguesa. Pelo contrário, o objectivo é reflectir e discutir sobre o que na verdade por cá se passa … Os bastidores das instituições, o bom e mau exemplos dos funcionários, incluindo de quem “governa”, enfim, o que se faz, ou não…
7 Comentários:
Há, leitor, há! Quer dizer, leitora :)
Olá!!!
cá vim para cumprimentar, como prometido.
Parabéns pelo evento, que nos vai animar os dias - bem estamos a precisar.
Beijos.
Aqui estou no Algarve a estrear este belo ponto de encontro!!!!!
Parabens!!!
Penso que a coisa publica tem mais futuro que outras coisas publicas que se bem analisadas nao tem futuro nenhum e ainda nos fazem perder tempo!!!!
Dia 18 estarei aqui com tempo, disponibilidade, e muito para contar e responder!!!!
Até à rentrée!!!!
ó minha amiga patanisca, esta de avisares que estarás aqui com DISPONIBILIDADE (em horário laboral, presume-se) calha muito bem, calha.... :))))
Inês
Já estamos a precisar é de um novo post para comentar.
Beijos, até já!!!
ora ora ... com boa vontade tudo se consegue!!!!!
De facto ... estamos a precisar de mais para comentar ... afinal no algarve nao ha assim tanto para fazer!!!!!
Uiiiiiiiiiiiiiiii!
Não quero deixar de felicitar a minha prima mais linda pela criação deste blog!
Tenho muito orgulho de ti:)
"Dá-le miuda!"
Adoro-te!
Enviar um comentário
<< Home